
O que é Autoresponder? Como utilizá-lo no E-mail Marketing?
Você sabe como funciona o serviço de Autoresponder? Nós da Vendendoor vamos explicar como utilizar esse recurso. Em primeiro lugar, para entendê-lo é necessário conhecer o E-mail Marketing. Saiba o porquê de usar essas duas ferramentas para melhor os seus negócios, logo abaixo.
O que é Autoresponder?
Acima de tudo, antes de saber o que é Autoresponder, é importante entender a importância do E-mail Marketing. Basicamente, esse serviço entrega um e-mail na hora certa e de maneira correta para um usuário.
Ele é um excelente ponto de comunicação entre as empresas e os usuários, através do e-mail. Com certeza você já recebeu (e clicou) em ofertas de passagens áreas, promoções, confirmação de compra online ou newsletter, que foram enviadas para sua caixa de mensagem.
Segundo uma pesquisa da The Radicati Group, 3 bilhões de pessoas vão usar e-mail até 2020. Outra pesquisa, mas da empresa Pew Research, aponta que 92% das pessoas que utilizam e-mail são adultos.
Com esses dados citados acima, já dá para perceber que o E-mail Marketing pode ser uma ótima oportunidade para interagir com os usuários — assim como o serviço do Autoresponder.
Como o próprio nome já revela, essa ferramenta responde automaticamente através do e-mail. Assim, é possível automatizar essa função e fazer disparos para uma lista com vários contatos. Ele é um dos caminhos para a conversão de uma venda, por exemplo. Saiba como usar, abaixo.
Como usar o Autoresponder?
Existem muitas empresas que oferecem o serviço de Autoresponder. MailChimp, Infusion, Aweber, GetResponse, Outraport e outras. Também é possível encontrar algumas empresas brasileiras neste segmento.
Seria impossível uma empresa responder um email de confirmação de compra ou de boas-vindas, toda vez que precisasse entrar em contato com um usuário.
Tipos de Autoresponder mais comuns
Antes de fazer uma automação de um e-mail, é preciso fazer uma análise para saber qual a abordagem correta. Esse planejamento varia de acordo com cada perfil da empresa. Segundo o MarketingSherpa, existem algumas ações muito comuns no Autoresponder. Eles colocaram em ordem de importância. São elas:
- Boas-vindas: esse é primeiro contato com o usuário. É muito importante fazer essa abordagem.
- Agradecimento: como forma de agradecer uma venda ou uma solicitação do usuário, você pode oferecer um conteúdo interessante para ele. Um link para a sua rede social, matérias de um blog ou alguma novidade.
- Transacional: confirmação de alguma ação do usuário, pode ser uma comprovação de um pagamento, de um pedido e outros recursos.
- Pós-venda: funciona como uma pesquisa de satisfação do cliente, que pode ser a respeito do produto, atendimento ou alguma informação que você deseja saber.
- Datas comemorativas: mandar e-mails desejando parabéns ou felicitando o Natal, são boas práticas para fidelizar o seu cliente.
- E-mail personalizado: é possível identificar as páginas que o usuário ficou mais tempo logado ou quais produtos ele visualizou e, então, automatizar um e-mail com uma promoção ou desconto.
- Avisos: é adequado avisar os usuários sobre um evento, sorteio ou sobre algo importante que acontecerá em um certo período de tempo.
- Reengajamento: esse último tipo de Autoresponder é um dos mais difíceis de acertar. Tentar fazer o usuário responder com um simples “sentimos sua falta” não é suficiente. Planeje um período para entrar em contato com esse usuário novamente e procure fazer uma abordagem diferente.
Diante disso, agora você sabe que usar o Autoresponder e o E-mail Marketing pode trazer bons resultados para sua empresa. Se ficou interessado, então preencha o nosso formulário aqui. Nós da empresa Vendedoor, pioneira em Geração de Leads, estamos dispostos a ajudar.